Descubra a importância da tecnologia na advocacia

Descubra a importância da tecnologia na advocacia
Edison Fernandes
Escrito por

A advocacia foi uma das primeiras profissões a fazer uso de tecnologias revolucionárias, como fax, processadores de texto e máquinas de escrever, você sabia disso? Essas ferramentas foram um grande marco nos anos 80. De lá para cá, a renovação do setor vem ocorrendo aos poucos.

Nos anos 2000, a internet causou uma nova revolução no meio jurídico, com os recursos de busca de jurisprudência e a possibilidade de consultar processos físicos em sites específicos.

Mas, assim como ocorre com qualquer novidade, o que era inovador naquela época tornou-se obsoleto nos dias atuais. A tecnologia na advocacia, graças ao aprimoramento contínuo da internet e a crescente velocidade da comunicação, passou a exigir processos mais modernos, que acompanhem as mudanças tecnológicas e se adaptem a elas.

Vale lembrar que advocacia é sobre pessoas. Por esse motivo, nem tudo pode ser informatizado. No entanto, dentro das possibilidades, por que não usufruir da automatização para melhorar os serviços do escritório? Continue lendo este post e descubra quais são as vantagens que a tecnologia traz para você e para o seu negócio. Boa leitura!

Integração entre as equipes do escritório

Escritórios de advocacia eficientes devem manter recursos de comunicação integrados por meio de mecanismos de alto desempenho. Em muitos casos, a integração entre equipes é decisiva para obter sucesso nas estratégias jurídicas dos processos, uma vez que dados e registros conflitantes dificultam a execução de abordagens em depoimentos e audiências.

Em situações desse tipo, a utilização de soluções tecnológicas é vista como um investimento estratégico. Elas permitem que a troca de informações entre os profissionais envolvidos nos casos seja feita com mais rapidez e precisão. Além disso, também é possível obter maior privacidade ao usar protocolos de segurança para criptografar argumentações e o envio de mensagens eletrônicas.

Gestão do negócio com dados precisos

Durante o processo de atendimento a clientes, muitas informações são obtidas. E como um bom advogado, você sabe que elas serão muito úteis durante os processos judiciais, visto que o escritório de advocacia pode usar os dados para elaborar as suas estratégias jurídicas.

Mas, para além dos serviços prestados pelo estabelecimento, coletar dados precisos é um diferencial que atingirá todo o negócio positivamente, inclusive as tarefas de gestão, é claro.

Atualmente, existem softwares ERP que fazem esse tipo de tarefa. Essa solução também ajuda a emitir relatórios de diversos assuntos que são muito úteis para tomadas de decisão de médio e longo prazos.

Redução de custos e aumento da mobilidade operacional

Tecnologias como o cloud computing (computação na nuvem) têm se destacado ultimamente por garantir a diminuição de custos operacionais de diversos empreendimentos, ao mesmo tempo em que oferecem mais mobilidade para equipes.

No ambiente jurídico, essa tecnologia pode ser implantada como uma maneira de permitir que os advogados e os seus assistentes sempre tenham acesso a dados precisos sobre os processos em andamento.

Ferramentas de cloud storage (armazenamento em nuvem), por exemplo, garantem a integração/compartilhamento de arquivos entre diversos dispositivos (smartphone, tablet e notebook) sem que seja necessário fazer grandes investimentos.

Simultaneamente, mecanismos de videoconferência são usados para agilizar as reuniões. Pessoas em vários locais se comunicam em tempo real por meio de desktop e em aplicativos mobile. Desse modo, qualquer atitude importante pode ser definida com o auxílio de um processo colaborativo.

Vale ressaltar que, antes de pensar em utilizar qualquer tipo de automação, é preciso treinar a equipe para que todos os processos sejam realizados com rapidez e eficiência.

Viu só como a tecnologia na advocacia traz muitas melhorias para os negócios? Então, considere implantá-la no seu escritório o quanto antes para conquistar um lugar de destaque no mercado.

Não se esqueça de assinar a nossa newsletter para receber mais conteúdos interessantes como este diretamente na sua caixa de e-mail.

Compartilhar

Edison Fernandes

Edison Fernandes – Sócio
Especialista em TI e Processos de Negócios

Deixe uma resposta