Conheça as tendências em TI que vão impactar a sua empresa

Conheça as tendências em TI que vão impactar a sua empresa
Edison Fernandes
Escrito por

A tecnologia vem mudando a maneira como as empresas mantêm seus modelos de negócio e interagem com seus clientes. Ao apostar nas novas tendências em TI, sua empresa também pode surfar na onda da inovação e tirar proveito da revolução tecnológica para alçar voos mais altos no atual mercado competitivo, no qual não basta fazer o que os outros fazem: é preciso buscar sempre um diferencial.

No post de hoje, vamos mostrar 5 tendências em TI, o que você pode esperar delas e como podem trazer benefícios de aplicação em um futuro próximo. Então, tome nota e boa leitura!

1. Computação em nuvem

Já há algum tempo, a cloud computing vem se destacando como uma tecnologia inovadora e com potencial para otimizar os processos de qualquer empresa. O conceito de nuvem trata do uso de servidores remotos para rodar aplicações e sistemas. Existem três maneiras de consumir esse serviço:

  • IaaS (Infraestrutura como serviço): é possível realizar a contratação de toda uma estrutura de TI na nuvem, podendo realizar as instalações dos sistemas desejados e alterações conforme a vontade do cliente;
  • SaaS (Software como serviço): é realizada a contratação de um sistema hospedado na nuvem, podendo o acesso ser realizado de qualquer local com um link de internet;
  • PaaS (Plataforma como serviço): a assinatura é feita para um ambiente completo de desenvolvimento de software.

Aplicações

A utilização da tecnologia de computação em nuvem possui diversas aplicações: desde pequenas empresas que não têm condições de manter uma infraestrutura local de TI, até o uso por grandes companhias que buscam pela redução de custos.

A mobilidade por meio do acesso remoto de qualquer local do globo e a escalabilidade — possibilidade de aumentar e diminuir os recursos — são as principais vantagens que as empresas buscam ao implementar soluções cloud, sem falar da redução dos gastos com hardware.

2. Internet das coisas

O conceito de IoT apresenta todos os equipamentos comuns de nosso dia a dia conectados à internet e trocando informações constantemente para melhor atender seus usuários. Podemos imaginar uma situação em que sua cafeteira verifica o horário em que seu despertador vai tocar pela manhã para deixar o café pronto na hora.

Hoje já existem diversas empresas em busca de desenvolver plataformas para atender a demanda da IoT, com grandes companhias como a Google, Cisco e AT&T criando soluções industriais.

Aplicações

O maior uso dessa tecnologia até o momento é na área da indústria, na qual as máquinas possuem sistemas operacionais com acesso à internet auxiliando na manutenção e no monitoramento dos processos de produção. É possível buscar várias informações diretamente nos equipamentos por meio de relatórios.

Com o desenvolvimento de plataformas utilizáveis — como o Android Things — aparelhos eletrônicos comuns também poderão usufruir dessa tecnologia e a aplicação da IoT será comum na automação de casas e escritórios. Observe que é uma boa oportunidade de pensar em utilidades para essa tendência.

3. Inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) é baseada na aprendizagem avançada das máquinas e cada vez mais segue para a realidade que estamos acostumados nos filmes. Esse tipo de tecnologia demanda do uso de técnicas avançadas de programação e um grande poder de processamento. Entre as metodologias utilizadas estão:

  • redes neurais;
  • aprendizagem profunda;
  • processamento de linguagem natural.

Alguns sistemas já possuem certa autonomia na hora de resolver problemas com certo nível de criatividade. Com a evolução acelerada da tecnologia, pode-se esperar que nos próximos anos a IA apresente uma grande revolução no mundo corporativo.

Aplicações

São vários os usos que podem ser destinados aos sistemas de IA. Entre eles, podemos destacar: a análise crítica de Big Datas (para oferecer suporte a decisões estratégicas); a utilização em robótica avançada (como robôs de linha de produção cada vez mais eficazes); e os veículos autônomos, que vêm se destacando nos últimos meses.

4. Realidade aumentada

O jogo Pokémon Go, febre durante algum tempo, foi uma aplicação interessante para a realidade aumentada. Essa tecnologia insere elementos virtuais no mundo real por meio de uma câmera e uma tela. É utilizada comumente em um dispositivo móvel, assim como no jogo mencionado.

O Google Glass foi uma tentativa sem sucesso da gigante de buscas por dominar o mercado de realidade aumentada. No entanto, a tecnologia ainda não estava madura o suficiente para ser lançada. A possibilidade de interagir com elementos virtuais é muito interessante, mas necessita de muitos avanços para sua reprodução em larga escala.

Aplicações

Mesmo com as dificuldades, algumas aplicações muito úteis já podem ser realizadas com a realidade aumentada. Na área de educação, aplicativos em dispositivos móveis junto com marcadores nos livros didáticos são capazes de demonstrar modelos em 3D para os alunos, facilitando o entendimento de matérias como física, química e geografia.

Outra aplicação prática já possível de encontrar é o uso por empresas de móveis para facilitar a compra de seus itens. Um cliente poderia verificar como um sofá novo ficaria em sua sala com um marcador em seu smartphone, visualizando um modelo 3D idêntico ao físico, decidindo-se pela compra.

5. Blockchain

A tecnologia de blockchain é recente e empregada principalmente nas criptomoedas. Sua principal função é atestar a posse de bens e finanças de uma maneira incontestável. Trata-se de uma segurança necessária para que a comercialização por meio de moedas digitais se torne viável.

O blockchain garante a segurança da troca de informações através de assinaturas de cada uma das transações ocorridas, atestando sua autenticidade. Isso mantém a confiança entre os usuários das criptomoedas e dispensa a necessidade de uma autoridade central para autenticar as transações.

Aplicações

A segurança entregue pela tecnologia chamou a atenção da indústria e das instituições financeiras, que analisam a utilização da tecnologia em seus sistemas em um futuro próximo, diminuindo os gastos com diversas outras formas de controle e adotando uma metodologia única baseada em blockchain, o que facilita a identificação e minimiza o risco de fraudes.

Essas são algumas das mais interessantes tendências em TI da atualidade. Esperamos que você possa descobrir como utilizar algumas delas em sua empresa em um futuro próximo para se destacar no mercado.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe este post nas suas redes sociais para que outras pessoas conheçam essas tecnologias.

Compartilhar

Edison Fernandes

Edison Fernandes – Sócio
Especialista em TI e Processos de Negócios

Deixe uma resposta