Como usar a tecnologia para fidelizar clientes em escritórios de advocacia

Como usar a tecnologia para fidelizar clientes em escritórios de advocacia
Eliane Girão
Escrito por

Atrair novos clientes para um negócio é essencial para que a empresa possa crescer e prosperar. Porém, também é preciso ter o cuidado de preservar os clientes mais antigos – visto que a possibilidade de continuarem contratando os serviços e ainda oferecer boas indicações é maior.

Nesse sentido, tomar algumas ações que ajudam a aprimorar o relacionamento com essas pessoas é fundamental e a tecnologia pode ser uma grande aliada. Confira a seguir como ela pode ser utilizada para fidelizar clientes em seu escritório!

1. Email marketing

O email marketing é utilizado para manter contato com os clientes, mesmo quando o assunto não está relacionado a algum serviço, em si. Ele pode ser usado para enviar felicitações em datas comemorativas, para enviar algum aviso importante – de alguma lei que foi alterada e pode afetar alguns clientes, por exemplo – e também para contar sobre as novidades que surgem no escritório.

É possível direcionar esses emails tanto para um grupo de pessoas, quanto para um cliente, separadamente.

2. Acompanhamento de calendário

Além de controlar melhor os cronogramas dos prazos dos processos, pedidos de recurso e datas de audiências, o ideal é guardar, também, informações sobre os clientes – como datas de aniversário, por exemplo. É possível contar com ferramentas que ajudam nesse controle de calendário e, algumas delas, inclusive, permitem a sincronização com outros aplicativos, como email, por exemplo.

A principal vantagem de contar com esse tipo de ferramenta é a possibilidade de gerenciar lembretes. Além de manter os clientes sempre atualizados a respeito de datas importantes relacionadas ao andamento do processo, é possível mostrar que o escritório se preocupa com o relacionamento, indo além da relação comercial.

3. Envio de relatórios

É possível contar com softwares voltados para a área jurídica que auxilia na gestão de processos, permitindo que os advogados registrem informações, intimações, acompanhe os prazos, entre outras coisas. Uma das grandes vantagens de utilizar esse sistema é poder enviar relatórios atualizados a respeito do andamento do processo.

Essa transparência certamente é um fator que pode auxiliar bastante na hora de fidelizar clientes em um escritório de advocacia.

4. Sistema CRM

Um sistema de gestão de relacionamento com o cliente (Customer Relationship Management) é uma ferramente muito útil e que auxilia diretamente no aprimoramento da relação que um escritório possui com seus clientes. Ele ajuda a organizar todas informações referentes aos clientes de forma estratégica, armazenando dados como idade, perfil, comportamento, renda mensal, entre outras.

Dessa forma, é possível fazer uma segmentação desses clientes e criar estratégias de marketing que sejam mais assertivas e auxiliem a oferecer um atendimento personalizado para cada grupo. Na hora de fidelizar clientes, fazer com que eles sintam que recebem um tratamento diferenciado é fundamental.

5. Canais de comunicação

Outro ponto fundamental na hora de fidelizar clientes é oferecer maior acessibilidade e disponibilidade de meios de contato. Por isso, oferecer canais variados de comunicação – telefone, email, chat e até redes sociais – é essencial.

Porém, além de oferecer variedade, é preciso também se preocupar com a frequência em que esses canais são utilizados. Diversificar, mas demorar para retornar com as informações pode acabar prejudicando mais do que auxiliando.

Como podemos ver, a tecnologia pode contribuir bastante para fidelizar clientes em um escritório de advocacia, oferecendo várias ferramentas que podem auxiliar de várias formas na gestão e no relacionamento com os clientes.

Gostou das nossas dicas de hoje? Algumas delas já são colocadas em prática em seu escritório? Utilize os comentários para compartilhar suas opiniões conosco!

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Eliane Girão

Eliane Girão – Sócia Fundadora Especialista em Marketing de Relacionamento

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