Veja como fazer uma captação de leads em eventos para o seu escritório

Veja como fazer uma captação de leads em eventos para o seu escritório
Eliane Girão
Escrito por

Existem excelentes oportunidades para captação de leads por meio de eventos. Por isso, analisemos o contexto. Clientes consideram a reputação do escritório e do advogado antes de contratar serviços de advocacia. Contudo, eles não estão interessados no brilhantismo retórico de uma defesa oral, tão pouco na erudição e fundamentação das peças processuais. Como leigos, possuem critérios menos técnicos e nada catedráticos.

Além disso, a construção dessa reputação demanda tempo e, ao mesmo tempo, é limitada em sua continuidade — pois nada garante que ocorrerão contatos posteriores a qualquer interação sem que ocorram ações de estímulo. Neste artigo, apresentamos estratégias para captar e manter o relacionamento com o público de eventos, garantindo a manutenção e o fortalecimento do relacionamento com os participantes.

A captação de potenciais clientes

Mesmo que alguns sócios cogitem a contratação de seus serviços durante a participação em um evento, “a priori” tendem a procrastinar um contato posterior — a não ser por força de urgência imposta ao caso. Ainda assim, nos instantes seguintes a uma interação, estarão dispostos a fornecer informações de contato e, em certa medida, concordarão tacitamente em fazê-lo. Por isso, não haverá dificuldade em obter esses dados durante o evento.

Mesmo que não estejamos falando de uma programação organizada pelo seu escritório — e sim por terceiros —, as ações de captação iniciam antes do evento, pois é uma oportunidade de convidar sua rede de contatos para participar. Dessa maneira, é possível estreitar o relacionamento com aqueles menos próximos. Além do seu público direto, considere convidar formadores de opinião e interaja em grupos de interesse.

Durante o evento, também poderá levantar informações. Existem meios eletrônicos de captação que, a partir do código do crachá de identificação, armazenam os dados de cadastro fornecidos na inscrição. Assim, cada participante que interagir de alguma maneira, poderá ser identificado facilmente. Casos esses meios não estejam disponíveis, a alternativa é utilizar os tradicionais formulários impressos.

O relacionamento

Com já é possível deduzir pelo que mencionamos, após o evento será necessário garantir uma continuidade de relacionamento. Para tanto, é preciso elaborar as ações que serão realizadas posteriormente, garantindo o fluxo de contatos. Quais sejam. É razoável disponibilizar conteúdos correlatos ao tema do evento, seja por meio de um blog, por e-mail ou vídeos, por exemplo.

Aliás, estratégias multicanais (chamadas omnichannel), são tendência na atualidade. As pessoas não interagem mais em apenas por um meio. Principalmente com o advento dos smartphones, elas passam o tempo todo (em qualquer lugar e hora), suscetíveis ao consumo de informação.

Mas o fundamental é estabelecer um fluxo de continuidade com o objetivo de gerar negócios ao final do processo — um princípio importante do marketing digital. Para isso, os potenciais clientes devem ser segmentados de acordo com seu interesse e estágio de relacionamento. Eles precisam receber estímulos para migrarem de um estágio para outro até o objetivo final.

Para encerrar nossas considerações sobre captação de leads em eventos, resta oportuno mencionar a necessidade de monitoramento dos resultados. Para tanto, considere o retorno financeiro sobre o investimento total e a quantidade de bons contatos obtidos em cada ação. Por óbvio, esse levantamento permite identificar o que mais funciona e compensará manter e o que será preciso eliminar em edições futuras.

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Eliane Girão

Eliane Girão – Sócia Fundadora
Especialista em Marketing de Relacionamento

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