Conheça 4 dicas de sucesso para networking em eventos

Conheça 4 dicas de sucesso para networking em eventos
Eliane Girão
Escrito por

Fazer networking em eventos é uma estratégia interessante para que seu escritório de advocacia consiga parcerias para melhorar a gestão da sua empresa — otimizando, assim, o tempo e os recursos disponíveis.

Dificilmente seu negócio crescerá de maneira saudável se não contar com o que há de mais novo no mercado — seja em relação a processos tecnológicos, ao marketing ou à procura de pessoas qualificadas para trabalhar com você.

Assim, para que você atinja seus objetivos, veja 4 dicas importantes para ampliar sua rede de parceiros profissionais. Está pronto? Boa leitura!

1. Defina seus objetivos

Em primeiro lugar, defina quais são os seus objetivos de carreira e como o networking pode ajudar você a alcançá-los. Seu objetivo pode ser aprender mais sobre como melhorar a gestão da sua empresa para que o seu escritório de advocacia consiga produzir melhor e de maneira mais eficiente, por exemplo.

Nesse caso, entre no evento já sabendo o que você está buscando e tente mirar algumas empresas específicas para fazer contatos e futuras parcerias. Caso não seja possível, esteja atento à movimentação das pessoas e aos assuntos tratados.

2. Invista seu tempo em pessoas de seu interesse

Depois de definir suas metas, defina também qual é o perfil de pessoas que o auxiliarão nisso. Seguindo o item anterior, é interessante que você esteja focado em buscar profissionais de tecnologia e informação que possam ajudá-lo a encontrar soluções eficientes para backup e segurança de dados do seu escritório.

Evite ocupar muito tempo com uma única pessoa (a não ser que a conversa seja extremamente produtiva), pois, além de perder a chance de conhecer outros participantes do evento, você poderá incomodar seu interlocutor.

3. Treine sua abordagem

No dia do evento, é importante que você esteja preparado para apresentar-se bem. Para isso, lembre-se sempre de fornecer suas informações básicas como nome, cargo e empresa em que trabalha. Caso seja possível, demonstre que você já possui algum conhecimento e interesse nos serviços prestados pelo negócio do seu interlocutor.

Tenha sempre em mente que você procura aumentar sua rede profissional. Assim, dê espaço para que as outras pessoas também comentem sobre suas necessidades e coloque-se sempre aberto para poder ajudá-las.

Dessa forma, a conversa será mais fluída e terá menos pressão em ambos os lados, gerando mais oportunidades para que possíveis parcerias ocorram.

4. Tenha um cartão de visitas

Como a programação nos eventos é corrida, nada é mais eficiente do que um cartão de visitas. Com ele, você rapidamente poderá entregar seus dados básicos. É normal, entretanto, que as pessoas saiam com muitos cartões nos eventos, o que dificulta o reconhecimento da sua marca.

Por isso, faça um cartão de visitas interessante e que contenha, de forma objetiva, todas as informações relevantes da sua empresa. Isso será útil para que a sua conversa venha à mente do futuro parceiro posteriormente.

Além disso, capriche no design do cartão. Faça com que ele seja chame a atenção dos interlocutores. Assim, seu escritório será facilmente lembrado. Tenha cuidado, apenas, com os excessos que podem surtir um efeito oposto ao desejado.

Para ter sucesso no networking em eventos, tenha sempre foco para encontrar os perfis que sua empresa mais deseja. Então, prepare-se com antecedência! Lembre-se de que há outras possibilidades de encontrar o que deseja na internet — é possível, por exemplo, saber como melhorar seus processos tecnológicos e atrair mais clientes.

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Eliane Girão

Eliane Girão – Sócia Fundadora
Especialista em Marketing de Relacionamento

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