5 dicas de captação de talentos para escritório de advocacia

5 dicas de captação de talentos para escritório de advocacia
Eliane Girão
Escrito por

Fazer a captação de talentos para escritório de advocacia é um pilar para que a firma seja bem-sucedida. Com profissionais acima da média, é possível ter eficácia nos processos, atender bem aos clientes e aumentar a produtividade.

Todavia, encontrar e contratar talentos não é uma tarefa fácil. De acordo com relatório do ManpowerGroup, em 2015, o Brasil estava entre os cinco piores países para ocupar postos de trabalho — número preocupante.

Por causa disso, é preciso ter uma estratégia de captação de talentos para escritório de advocacia muito bem definida. Separamos, então, 5 dicas especialmente para você, confira!

1. Construa uma marca empregadora

Com origem do inglês Employer Branding, a estratégia da marca do empregador é uma das mais usadas para atrair talentos. O intuito é fazer do escritório um verdadeiro ímã, onde os profissionais acima da média queiram atuar.

Para isso, é importante construir uma página de carreiras — o famoso “trabalhe conosco”. É um espaço web onde é possível divulgar vagas em aberto, falar da missão do escritório, além de compartilhar fotos e vídeos do ambiente de trabalho.

2. Ofereça benefícios complementares

Todo profissional deseja se sentir seguro no trabalho, afinal, essa é uma necessidade primária do ser humano. Uma forma de suprir essa demanda e, ao mesmo tempo, atrair talentos, é oferecendo benefícios complementares.

Reflita sobre o que os talentos mais consideram importantes. É possível pensar em: seguro de vida, assistência médica e odontológica, vale-combustível, vale-cultura etc. Há diversas possibilidades, basta definir a melhor para o seu escritório.

3. Transforme os atuais talentos em promotores

Um promotor é alguém que divulga sua marca, elogiando-a para seus amigos e familiares. Faça com que os atuais talentos do escritório se sintam realmente satisfeitos a ponto de promover seu local de trabalho.

Algumas empresas convidam seus atuais profissionais a gravarem vídeos ou escreverem posts contando como é trabalhar nela. Avalie se isso é algo possível de implementar em seu escritório e, se for, será um ótimo começo.

4. Estruture um bom processo de seleção

A captação de talentos não deve ser pensada apenas em termos de atração, mas também de escolha daqueles que possuem as competências adequadas para assumir determinada função. Por isso, é preciso ter um bom processo seletivo.

Na seleção, além de avaliar os conhecimentos e habilidades de cada talento, busque entender se possuem valores próximos aos do escritório. Essa compatibilidade de princípios é fundamental para a retenção do talento no futuro.

5. Invista na qualidade de vida

Segundo pesquisa da Sodexo, empresas que investem na qualidade de vida são 76% mais atraentes para talentos. Em seu escritório de advocacia, ofereça equilíbrio entre vida pessoal/profissional, invista na ergonomia dos móveis, em canais de facilitem a comunicação diária e em uma liderança eficaz.

Como se pode ver, é perfeitamente possível tornar o escritório muito mais atraente com algumas medidas simples. Assim, será possível contratar novos advogados acima da média, que entreguem resultados reais e contribuam para a construção de um escritório muito mais reconhecido no mercado.

Agora entende como fazer a captação de talentos para escritório de advocacia, certo? Aproveite para entrar em contato conosco e descobrir como podemos te ajudar. Vamos lá!

Compartilhar

Eliane Girão

Eliane Girão – Sócia Fundadora Especialista em Marketing de Relacionamento

Deixe uma resposta