Veja como a gestão da qualidade total pode melhorar o seu escritório

Veja como a gestão da qualidade total pode melhorar o seu escritório
ESG Corp
Escrito por

A gestão da qualidade total pode ser vista como um programa de melhoria contínua da qualidade do serviço que sua empresa oferece. Não se trata de um objetivo estático a ser alcançado.

É um processo permanente de evolução e realização de mudanças afirmativas para atender às expectativas variáveis do mercado e de sua base de clientes.

Ao longo dos últimos anos, a gestão da qualidade deixou de ser apenas a “última palavra” em uma extensa linha de modismos e adquiriu o respeito de empresas bem-sucedidas (grandes e pequenas) como um componente necessário de planejamentos estratégicos eficientes.

Ao longo deste artigo, destacamos a importância de implementar essa solução em escritórios de advocacia, além de mostrar como esse tipo de gestão pode ser útil e eficaz para melhorar sua organização e qualificar seus processos de negócios. Boa leitura!

Conceitos básicos

A gestão da qualidade total representa uma abordagem abrangente, por meio da integração de todos os setores e processos da empresa. Entre outras características, ela compreende:

  • a definição, pelo cliente (e não pelo escritório) dos elementos que constituem um serviço de qualidade;

  • o uso de métodos e controles estatísticos para rastrear o progresso na melhoria da qualidade;

  • o “empoderamento” dos colaboradores, de todos os níveis, por meio de sua participação ativa;

  • a reestruturação global de processos, sem restrições relativas a métodos, pessoas ou projetos existentes;

  • a aposta no benchmarking para identificar novas formas de otimização;

  • a realização de parcerias com fornecedores, parceiros e clientes para facilitar as comunicações;

  • o foco consistente e permanente na melhoria contínua das percepções do cliente acerca da empresa e marca etc.

Principais benefícios

Um dos benefícios mais óbvios talvez seja a obtenção de um melhor desempenho e produtividade em toda a empresa. Porém, em escritórios de advocacia, há outras vantagens que, por sua extrema relevância, não poderiam deixar de ser citadas. Entre os elementos que são melhorados ou aumentados encontram-se:

  • índices de satisfação e lealdade dos clientes;

  • engajamento e retenção dos colaboradores;

  • comunicação em todos os níveis da empresa, tanto interna quanto externamente;

  • posicionamento no mercado;

  • a possibilidade de mapear e automatizar processos;

  • rentabilidade do negócio.

A gestão da qualidade total no segmento jurídico

O escritório de advocacia é um ambiente perfeito para a implementação da gestão da qualidade total. Isso porque, a partir do ponto de vista do cliente, são criadas estratégias de gestão e estrutura organizacional para atender às suas expectativas.

É claro que toda empresa, ao menos formalmente, é centrada no cliente, à medida que depende da boa vontade e satisfação deles para sobreviver em contextos de negócios cada vez mais competitivos.

A realidade de seu escritório, certamente, é bem diferente. Afinal de contas, advogados são mais do que simples prestadores de serviços. Eles são conselheiros, consultores de negócios, defensores, às vezes “psicólogos” e, frequentemente, mentores.

O cliente do escritório de advocacia não recebe um serviço padrão que a empresa fornece a todos os clientes. O seu cliente, de fato, recebe um serviço único e suas necessidades são avaliadas e atendidas individualmente.

Esse tipo de serviço deve, portanto, envolver o cliente em um nível mais íntimo do que as demais empresas. A gestão da qualidade total assegura, portanto, que os objetivos específicos de cada indivíduo encontrem sempre as soluções mais adequadas.

Gostou do nosso post? Então, siga-nos nas redes sociais e esteja sempre por dentro de todas as novidades! Estamos no Facebook, YouTube, Twitter, LinkedIn e Google+!

Compartilhar

ESG Corp

A ESG Corp é uma empresa especializada em Soluções de TI, Gestão Organizacional e Educação Empresarial. Possuímos mais de 15 anos de experiência em ambientes corporativos.

Deixe uma resposta