Entenda a ISO 9001:2015 na advocacia: como aplicar em seu escritório

Entenda a ISO 9001:2015 na advocacia: como aplicar em seu escritório
Edison Fernandes
Escrito por

A ISO 9001:2015 é a última atualização da famosa certificação internacional ISO 9001 fornecida pela Organização Internacional de Normalização. Para quem não conhece, trata-se de um sistema de gestão de qualidade aplicável a qualquer segmento, produto ou serviço, visando à excelência nos processos de trabalho e ao cumprimento de requisitos legais para operar em determinados nichos.

E embora as pessoas costumem acreditar que a certificação se destina apenas a gigantes da indústria ou do comércio, isso é um equívoco. Esse tipo de padronização de desenvolvimento de produtos e de prestação de serviço foi criado, justamente, para ser relevante em qualquer contexto.

Recentemente, a ISO 9001 passou por uma importante atualização cujo objetivo foi aprimorar vários aspectos dos sistemas, de modo a reparar várias inconsistências percebidas após anos de aplicação.

No post de hoje, apresentamos as principais vantagens que possuir a ISO 9001:2015 em um escritório de advocacia oferece. Acompanhe a leitura e confira!

Diferencial em relação à concorrência

A certificação ISO 9001:2015 é um grande diferencial para escritórios de advocacia. Tenha em vista que atingir esse nível de qualidade na prestação de serviço não configura uma prioridade para a grande maioria deles.

Nesse sentido, quem trabalha para conseguir a acreditação junto às auditorias credenciadas pela ISO, certamente, será olhado de outra maneira no mercado. E isso ocorre pelo fato de que muitas médias e grandes empresas sabem do que se trata a certificação e valorizam o grande esforço envolvido para atingir o padrão ISO 9001:2015.

Crescimento de mercado

O referido reconhecimento possibilitará ao escritório de advocacia certificado um crescimento considerável no mercado. Imagine que aqueles clientes — sejam eles empresas ou pessoas físicas — que buscam por um altíssimo padrão nos serviços prestados encontrarão o que buscam em seu escritório.

Você terá, inclusive, um menor esforço para “vender” o seu negócio, na medida em que, como já destacamos, a ISO 9001:2015 fala por si só. Tal condição influenciará, até mesmo, a forma como se organizam as ações de marketing do seu escritório, que poderão passar a ser pautadas pela certificação.

Fidelização de clientes

A fidelização de clientes está diretamente ligada à qualidade dos serviços prestados. A partir do momento em que as principais dificuldades administrativas, operacionais e de relacionamento com o cliente forem dirimidas, a percepção do público em relação aos seus serviços sofrerão um impacto extremamente positivo.

Em outras palavras, a ISO 9001:2015 vai auxiliá-lo na fidelização de uma vasta carteira de clientes. E, obviamente, todos nós sabemos da relevância disso para que um empreendimento seja bem-sucedido. Além do mais, em momentos de menor dinamismo nos negócios, por exemplo, são esses clientes fiéis que fazem a diferença.

Diminuição de custos operacionais

Em se tratando da aplicação da ISO 9001:2015 em escritórios de advocacia, chegamos à descrição de um dos pontos principais: a diminuição dos custos operacionais. Por não se tratar do centro das atenções dos advogados, muitas vezes, a administração do escritório é negligenciada.

Com a ISO 9001:2015, você vai se ver na obrigação de lidar com essa demanda. No entanto, isso é algo extremamente positivo, pois durante o processo de auditoria, ótimas práticas de gestão poderão ser assimiladas objetivando não apenas qualidade, mas também diminuição de custos.

Agora que já conheceu melhor sobre a ISO 9001:2015, convidamos você a acompanhar outro artigo em nosso blog. Oportunamente, o conteúdo dessa publicação relaciona-se a como a gestão da qualidade total pode melhorar seu escritório. Assim, você poderá complementar várias das informações trazidas aqui. Então, aproveite e boa leitura!

Compartilhar

Edison Fernandes

Edison Fernandes – Sócio Especialista em TI e Processos de Negócios

Deixe uma resposta