Como montar um equipe de alta performance no meu escritório?

Como montar um equipe de alta performance no meu escritório?
Katia Wilchinsci
Escrito por

Uma equipe de alta performance é aquela em que seus membros conseguem obter resultados muito além de suas habilidades individuais.

Construir um time de sucesso exige muito trabalho e competência para combinar as diferentes personalidades, habilidades e agendas em uma unidade coesa, disposta a trabalhar em prol de um objetivo comum.

Atrás de cada grande equipe há, sempre, um líder forte e visionário, cuja função não é controlar, mas ensinar, encorajar e organizar, quando necessário.

Ao longo deste post, abordaremos alguns elementos para ajudar você a montar uma equipe de alta performance em seu escritório. Boa leitura!

Utilize sua “visão” para determinar as necessidades da equipe

Como líder, você deve estabelecer metas amplas e convincentes para o time. Quais são os resultados desejados? Quais aspectos devem ser melhorados? Eliminar? Mudar? Não tenha medo de sonhar grande, no entanto, resista à tentação de prender seu time, fazendo-o escrever uma “receita” detalhada antes do “diagnóstico”.

Sua visão, corretamente articulada, será o motor que impulsiona e inspira os colaboradores. Ela determinará quem deve integrar a equipe, quais recursos são necessários, a rapidez com que deve ser alcançada uma conclusão, o que está incluído no escopo do time e como o sucesso será mensurado e atingido.

Selecione as pessoas certas para o seu escritório

É preciso encontrar profissionais talentosos e dispostos a se comprometerem com sua visão, com zelo missionário. Selecione membros que apresentem uma ampla gama de experiências, habilidades e capacidades.

Ao realizar testes com candidatos, procure limitar a participação para que a contribuição de cada indivíduo não seja nublada e passe despercebida.

Uma boa ideia é montar uma equipe que tenha diferentes pontos de vista culturais e profissionais. Essa diversidade deve dar vida a ideias e opiniões que, de outra forma, não seriam exibidas.

Compartilhe valores

Não basta que os membros do seu time abracem seus objetivos estratégicos, eles devem, também, compartilhar os valores da empresa. Equipes de alta performance exigem colaboração, confiança, honestidade, engajamento e apreciação genuína pela colaboração de cada integrante.

Certamente, você não quer alguém que professe valores éticos diferentes ou compromissos morais estranhos a você ou aos demais funcionários. Para desenvolver esse sistema de valores, incentive a equipe a ler livros, artigos e assistir filmes, enfim, qualquer coisa que possa desafiar o pensamento convencional e o senso comum.

Desenvolva metas comuns

Profissionais de sucesso prosperam em ambientes nos quais eles podem se unir por um objetivo comum, uma causa pela qual todos podem se identificar e se engajar.

Idealmente, esses objetivos devem ser desenvolvidos pelos próprios membros da equipe, de modo a aumentar a sensação de pertencimento e a motivação dos colaboradores.

As metas devem ser formalizadas e escritas, funcionando como um acordo que indique claramente o que a equipe quer realizar, por que seus objetivos são importantes e como trabalhará em conjunto para alcançar os resultados desejados.

Considere a possibilidade de levar seus colaboradores para um retiro fora do ambiente normal de trabalho, livre das pressões rotineiras do escritório, para definir essas metas.

Além de permitir a cada um refletir de forma mais acurada, esse evento tem o benefício adicional de injetar um espírito de camaradagem — elemento essencial para montar uma equipe de alta performance.

Gostou do nosso artigo? Então, compartilhe nosso post nas redes sociais e divulgue essas informações entre os seus contatos!

Compartilhar

Katia Wilchinsci

Kátia Wilchinsci - Sócia Advogada especialista em Mapeamento de Processos de Negócios

Deixe uma resposta