Como melhorar a gestão de tempo no escritório de advocacia

Gestão de tempo no escritório de advocacia
Eliane Girão
Escrito por

Saber como gerenciar o tempo, visando conquistar melhores resultados no trabalho, é fundamental para qualquer profissional. Porém, quando falamos do universo dos escritórios de advocacia, surge a necessidade de uma organização maior dos processos e procedimentos para minimizar erros e otimizar processos.

Neste post, falaremos sobre maneiras para melhorar a gestão de tempo em seu escritório de advocacia, por meio do uso de tecnologias de informação (TI), que agilizarão os procedimentos de trabalho.

Gestão de processos

Gerir os procedimentos de trabalho é o primeiro e mais fundamental item para conseguir uma boa gestão de tempo em seu escritório de advocacia. Para tanto, é necessário dedicar um tempo exclusivo para elencar todos os serviços que estão sendo realizados pelo profissional de maneira didática, organizados em grupos de interesse como, por exemplo: financeiro, serviços administrativos, contato com o cliente, etc.

Após estabelecer em um plano quais os principais processos de seu trabalho, será necessário elencar as prioridades de cada um dos itens. Identificando as tarefas importantes, as essenciais, as que demandam mais tempo e as que podem ser realizadas por auxiliares.

Com esse processo de gerenciamento pronto, você conseguirá ter em mente de maneira ampla todo o trabalho desenvolvido. Neste momento, surgirá a necessidade de otimizar esse gerenciamento pelo uso das tecnologias, que auxiliarão na gestão do tempo utilizado para o desenvolvimento do seu trabalho.

Gerenciamento de cronogramas

A gestão de cronogramas auxilia no acompanhamento dos processos para que não haja problemas de perda de prazos para comparecimentos em reuniões e audiências, por exemplo.

A organização dessas informações e dos cronogramas requer tempo. No entanto, muitas vezes, o profissional gasta muitas horas com procedimentos operacionais e não dedica integralmente ao que realmente é importante, que é: encontrar maneiras para que haja efetividade no sucesso de seus processos.

Diversas tecnologias são encontradas hoje no mercado e permitem o desenvolvimento, acompanhamento e execução de cronogramas específicos para seu negócio, de acordo com a sua necessidade.

Armazenamento e compartilhamento de dados

Outra facilidade que as tecnologias agregam aos escritórios de advocacia é a possibilidade de armazenamento de dados digitais de maneira mais segura. Hoje, é possível encontrar soluções que oferecem possibilidades para guardar grandes volumes de dados, que podem ser acessados em qualquer lugar do mundo, por meio do armazenamento na nuvem da computação.

Além disso, é possível compartilhar documentos importantes em tempo real, facilitando o trabalho dos profissionais que precisam fazer consultas emergenciais em reuniões descentralizadas, por exemplo. A gestão de tempo que as novas tecnologias trazem para seu negócio podem representar muitos lucros.

Agendas digitais

Os sistemas de agendamento digital permitem gerenciar melhor o tempo dos profissionais na medida em que otimiza o tempo disponível para reuniões e audiências, sendo possível que todos os sócios e colaboradores do escritório saibam as rotinas de trabalho em comum.

Outra vantagem é que esses sistemas apresentam lembretes para não perder prazos do processo, como escrita de petições, envio de intimações, entre outras pendências fundamentais para o encaminhamento correto da ação.

A gestão de tempo é fundamental para qualquer profissional e escritório que desejem estar à frente de seus concorrentes, agregando qualidade e agilidade no atendimento ao cliente. Ficou com alguma dúvida ou quer acrescentar alguma informação ao post? Deixe o seu comentário.

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Eliane Girão

Eliane Girão – Sócia Fundadora Especialista em Marketing de Relacionamento

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