Os 4 benefícios de cloud computing

Os 4 benefícios de cloud computing
Raphael Fontes
Escrito por

O cloud computing, também conhecido como “computação em nuvem”, é uma das grandes tendências do momento no que diz respeito aos avanços tecnológicos. Em termos simples, cloud computing é um tipo de tecnologia que permite armazenar e acessar dados e programas por meio da internet, sem a necessidade de que cada usuário mantenha seus arquivos salvos no disco rígido do seu computador — já que todos eles serão armazenados na rede.

O cloud computing veio para facilitar a vida das empresas e é uma ferramenta de enorme utilidade tanto para as grandes corporações, quanto para pequenos negócios e até mesmo para os escritórios de advocacia. Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Confira o nosso artigo e descubra de que maneiras essa nova tecnologia pode beneficiar a gestão do seu escritório!

Segurança das informações

Um dos principais motivos que têm feito as empresas aderirem à computação em nuvem é a segurança no armazenamento de dados. Se a sua empresa tem o costume de guardar todos os seus arquivos em máquinas individuais ou em laptops, é certo que esses dados possam ser perdidos permanentemente caso aconteça algum problema com os seus dispositivos. Com o cloud computing, como os dados são mantidos na rede e o backup é realizado quase que em tempo real, há menos riscos de extravio de informações.

Além disso, os provedores de cloud computing possuem seus próprios sistemas de segurança que seguem os padrões internacionais, evitando que terceiros possam ter acesso a dados confidenciais da empresa.

Facilidade de acesso à informação

Hoje em dia, é comum que o volume de trabalho exija que empresários exerçam suas atividades remotamente. Diante disso, é importante que eles tenham fácil acesso às informações importantes da empresa, e nesse ponto a computação em nuvem é de ótima ajuda: se antes esses dados só podiam ser obtidos no disco rígido de um computador específico, com a tecnologia do cloud computing a única coisa necessária é um dispositivo com acesso à internet — o provedor fica responsável por manter a operação toda funcionando conforme as necessidades da empresa.

Baixo custo

O armazenamento de dados pode custar caro, principalmente quando se considera o tipo de maquinário necessário, como computadores potentes e hard drives externos, por exemplo.

Nesse ponto, a computação em nuvem tem um ótimo custo-benefício, já que você só precisa pagar pelas funcionalidades que realmente usa e precisa e apenas pelo tempo necessário.

Além disso, quando o sistema de data center é localizado na própria sede da empresa, os custos com energia elétrica, manutenção, softwares, dentre outros, são elevadíssimos. Com o cloud computing, por outro lado, esses tipos de gastos serão significativamente reduzidos, já que o provedor é responsável pela manutenção do servidor e de toda a operação.

Alta capacidade de armazenamento

Também é importante destacar a enorme capacidade de armazenamento que a computação na nuvem oferece. Essa capacidade é praticamente ilimitada, já que basta alocar mais disco para o servidor na nuvem e mais espaço será concedido ao usuário. Além disso, existem diversos provedores que oferecem planos personalizados, que podem ser ajustados para aumentar ou diminuir a capacidade do servidor, de acordo com as necessidades do seu negócio.

Viu como o cloud computing pode contribuir com o sucesso do seu negócio? Não deixe de levar os dados do seu escritório para a nuvem e aproveitar os benefícios! Você ainda tem alguma dúvida? Compartilhe através dos comentários!

Compartilhar

Raphael Fontes

Raphael Fontes – Sócio Especialista em Soluções de Infraestrutura de TI

Deixe uma resposta