Por que um CRM pode ser a solução para o seu escritório?

Por que um CRM pode ser a solução para o seu escritório?
Eliane Girão
Escrito por

A rotina em um escritório de advocacia é sempre muito atarefada. Sócios e advogados precisam comparecer em audiências, acompanhar o andamento de processos, redigir petições e cumprir com muitas outras responsabilidades da profissão.

Além disso, existem todas as tarefas administrativas, desde gerenciar a infraestrutura do escritório até o pagamento dos funcionários. No meio de tantas obrigações, sobra pouco tempo para se relacionar com os clientes.

Diante desse desafio, muitos escritórios de advocacia estão procurando a solução na tecnologia e em softwares jurídicos, mais especificamente no CRM (Customer relationship management).

Para entender melhor o que é um CRM e como esse software pode ajudar seu escritório a se relacionar melhor com os clientes, continue a leitura deste artigo.

O que é um CRM

Customer relationship management (CRM) pode ser traduzido para português como gestão de relacionamento com o cliente. É uma prática comum no mundo empresarial e que aos poucos conquista também os escritórios jurídicos.

O CRM é um conjunto de aplicações, um sistema integrado de gestão focado no relacionamento empresa-cliente. O objetivo é reunir várias tarefas em um único ambiente virtual, de maneira organizada e integrada.

Por meio do CRM, o escritório pode, por exemplo, monitorar quais são os novos clientes, quais estão sendo prospectados e automatizar tarefas para manter contato com eles.

Como o CRM ajuda um escritório de advocacia

Como citado no item anterior, o referido software disponibiliza muitas funcionalidades para aproximar o escritório dos clientes. Abaixo, elencamos algumas das principais atividades que podem ser realizadas com ajuda do software. Acompanhe.

Guia de relacionamento

O relacionamento entre escritório e cliente precisa continuar, mesmo ao fim de um processo jurídico. Por isso, o CRM disponibiliza diversas ferramentas para que o escritório mantenha o vínculo junto ao cliente.

Entre as funcionalidades previstas no workflow do software, estão o agendamento de contatos e visitas e o envio automatizado de conteúdos (como artigos).

A manutenção desse relacionamento, graças ao CRM, permite que o escritório seja lembrado quando o cliente voltar a precisar de serviços jurídicos.

Gestão de documentos

Os softwares CRM são importantes para a gestão e o acesso de documentos relativos aos clientes. Por meio das aplicações, o escritório pode facilmente acessar anexos, imagens, áudios, processos e outros documentos referentes a cada cliente.

Essa funcionalidade do software permite que o escritório mantenha todas as informações dos clientes estruturas e organizadas, para serem recuperadas sempre que necessário.

Histórico do cliente

O CRM se torna muito importante para manter o registro de toda a história do cliente junto ao escritório. Pelo software, é possível consultar como o cliente chegou ao escritório, quais os trabalhos que ele demandou e quais foram os resultados alcançados.

Ao deixar todas essas informações registradas no software, os históricos poderão ser acessados ao longo do tempo. Isso evita uma situação comum no meio jurídico — quando um advogado concentra todas as informações, mas quando deixa o escritório não há um registro comum, dificultando o acesso aos dados.

Evite esse tipo de situação. Mantenha um CRM atualizado.

Gerar novos negócios

Essa talvez seja a principal vantagem de se obter um CRM para o escritório de advocacia. Dentro do workflow, o CRM evidencia todo o histórico de prospecção, apontando quais clientes foram contatados, quais negaram o convite e quais foram os motivos da negativa.

De posse dessas informações, o escritório traça uma estratégia mais detalhada de conquista de novos clientes, focando nos segmentos que trazem melhores resultados e fornecendo argumentos para a equipe de prospecção utilizar durante os trabalhos.

Então, compreendeu como o CRM pode ser um bom software jurídico? Assine nossa newsletter para receber mais artigos como este.

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Eliane Girão

Eliane Girão – Sócia Fundadora Especialista em Marketing de Relacionamento

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