Networking: um fator essencial para os profissionais da advocacia

Networking: um fator essencial para os profissionais da advocacia
Eliane Girão
Escrito por

A prática do networking, que nada mais é do que a manutenção de uma rede de contatos ativa, é fundamental para os advogados. Afinal, é importante que o profissional do direito seja reconhecido em sua região de atuação, para que assim consiga sempre manter uma base de clientes ativos e conquistar novos clientes.

Para que você consiga se envolver mais em seu segmento, bem como atrair e garantir mais opções de negócios para o seu escritório, nós elaboramos uma lista com 4 dicas de networking para advogados. Quer saber quais são elas? Então continue a leitura e confira.

4 dicas de networking para advogados

1. Tenha sempre em mãos um cartão de visitas

É importante que você sempre carregue consigo o seu cartão de visitas, até mesmo em atividades mais informais do seu dia a dia.

Desse modo, quando você estiver conversando com alguém e a pessoa lhe solicitar uma informação jurídica, pode dar a ela o seu cartão e solicitar que ela entre em contato com o seu escritório em horário comercial.

2. Esteja presente nas mídias sociais

As pessoas estão cada vez mais presentes nas mídias sociais. É por isso que você precisa estar presente em redes como o Facebook, o Twitter e no LinkedIn, que é uma mídia voltada exclusivamente para o meio empresarial.

Em seus posts nas mídias sociais, mostre um pouco do seu cotidiano como advogado e compartilhe textos, vídeos, imagens e outros tipos de conteúdo que apresentem dicas jurídicas para os seus seguidores.

3. Utilize o e-mail marketing para manter contatos antigos

Manter os contatos antigos é tão importante quanto conquistar novos. Assim, recomenda-se que se tenha sempre uma base de e-mails de clientes antigos ativa e, periodicamente, envie-os alguns materiais como dicas jurídicas.

A ideia é que, quando esse cliente necessite de um advogado novamente, procure por você e não pelo seu concorrente.

4. Tenha um site otimizado

Para que você seja encontrado pelas pessoas quando elas fazem buscas de contatos de advogados na internet, é fundamental que você tenha um site otimizado com técnicas de SEO. Isso quer dizer que a estrutura e os textos do site precisam ser trabalhados de forma que fiquem de acordo com as exigências do Google.

Além disso, recomenda-se que o seu site de advogado seja responsivo, ou seja, se adapte ao tamanho da tela em que é acessado, gerando uma experiência agradável para qualquer usuário que acessá-lo.

4. Frequente eventos de seu segmento

Por mais que os meios digitais sejam importantes, uma das práticas mais efetivas para o networking para advogados é a presença em eventos presenciais como congressos jurídicos, eventos empresariais organizados pelas entidades de classe da sua cidade, almoços, jantares e reuniões de negócios, entre outros.

Nesses eventos, você poderá entrar em contato com advogados de outras áreas e compartilhar contatos. Além disso, poderá falar às pessoas sobre o seu trabalho e ramo de atuação.

Seguindo essas dicas de networking para advogados você conseguirá novos clientes para o seu escritório e também manter um nome forte no mercado. Gostou dessas informações? Que tal então compartilhá-las em suas redes sociais?

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Eliane Girão

Eliane Girão – Sócia Fundadora Especialista em Marketing de Relacionamento

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