5 estratégias de marketing jurídico que podem ser usadas no seu negócio!

5 estratégias de marketing jurídico que podem ser usadas no seu negócio!
Eliane Girão
Escrito por

O mercado da advocacia está cada vez mais dinâmico e competitivo. Advogados em inicio de carreira, ou até mesmo advogados que buscam expandir seu número de clientes, sentem cada vez mais a imensa dificuldade em se destacar dos seus concorrentes. Por isso, o marketing jurídico tem se mostrado a melhor opção para sua carreira ou escritório.

Pensando nisso, listamos algumas estratégias de marketing jurídico para potencializar sua carreira e se destacar das centenas de advogados e escritórios que existem no Brasil. Confira:

1. Lidando com a concorrência

Inicialmente, trataremos de um assunto delicado: a concorrência.

Há anos você leva o seu escritório sem perceber crescimento significativo e, de repente, a famosa crise afetou o seu ânimo e o da sua equipe… Pois esqueça a crise e a grama do vizinho!

Você precisa se concentrar em aumentar a sua produtividade e o desempenho da sua equipe. Mas, principalmente, identificar pontos que podem ser melhorados para crescer. É aí que o marketing jurídico aparece!

Antes de qualquer ação, é necessário elaborar um estudo da situação geral. Comece analisando seus pontos fortes e pontos que precisam ser melhorados. Em seguida, estude os fatores externos. Você conhece os limites do seu negócio?

2. Entendendo como funciona o escritório virtual

Muitas pessoas pesquisam sobre os procedimentos para resolver alguma questão legal. Disponibilizar um espaço que atenda a essa demanda aumenta em três vezes as chances de você transformar um curioso em um cliente.

De acordo com o The Wall Street Journal, várias bancas tradicionais dos Estados Unidos estão inaugurando seus departamentos virtuais, o que, além de oferecer comodidade para advogados e clientes, poupa tempo e dinheiro!

3. Investindo em uma central de atendimento

Oferecer a função “central de atendimento” em seu site para usuários que têm dúvidas jurídicas simples, além de humanizar o atendimento aos seus possíveis clientes, potencializa sua rede de contatos, divulgando os seus serviços de maneira totalmente gratuita.

Ofertar um conteúdo de qualidade também irá despertar a curiosidade do receptor – isto é, do possível cliente – e, portanto, qualificá-lo.

4. Usando a consultoria online a favor do seu escritório

Os custos de uma consulta online são bem menores do que os de uma tradicional, visto que existem várias plataformas que oferecem a vídeo-conferência de forma gratuita.

Porém, mesmo tratando-se de uma conferência online, é preciso que o advogado trate o caso com muita seriedade e ofereça a melhor solução para o cliente!

Elas tendem a custar menos para ambas as partes. Ofertando o serviço por um preço acessível, você pode atender a vários clientes e ainda potencializa o alcance da sua marca.

5. Investindo com sabedoria no marketing digital

Sabemos que as regras impostas pela OAB sobre publicidade são complicadas e é preciso muita cautela antes de realizar qualquer ação.

Antes de partir para redes sociais, tenha um profissional que conhece o marketing digital e a regulamentação da OAB ao seu lado.

O marketing tem que fazer parte do seu planejamento de carreira. Se você optou por focar no marketing digital, comece por um site. Nele você irá dispor suas experiências, sua formação e outros conteúdos relevantes para o seu público.

Comece com uma estratégia “de dentro”. Ofereça conteúdo de qualidade para os seus leitores, pois, além de se tornar referência, você irá atrair clientes e será indicado sempre que citarem sua especialidade.

O uso de redes sociais será um aliado na hora de aumentar as visitas do seu site. Com um investimento mínimo em publicações patrocinadas, você aumenta em até 100% a visibilidade das suas publicações. Isso fará com que você obtenha destaque sobre os seus concorrentes!

E aí, pronto para colocar nossas dicas em prática? O que você pensa sobre o marketing para advogados? Tem experiência na área? Compartilhe sua opinião nos comentários!

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Eliane Girão

Eliane Girão – Sócia Fundadora Especialista em Marketing de Relacionamento

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