Como melhorar a gestão de contencioso de massa?

Como melhorar a gestão de contencioso de massa?
Edison Fernandes
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Qualquer profissional jurídico que trabalhe com contencioso de massa sabe que o alto volume de processos diários pode se tornar um problema, caso mal gerido.

Vários prazos correndo ao mesmo tempo, ações que demandam peças processuais diferentes e atendimento aos clientes são funções de escritórios que atuam nesse setor e devem ser acompanhadas diariamente.

Investir em gestão de contencioso de massa é fundamental para que essa atividade se desenvolva da forma mais organizada. Nesse caso, algumas dicas podem ajudar você a fazer essa implementação.

Como fazer a minha gestão funcionar?

Atualmente, muito se fala sobre como gerir negócios, seus efeitos no serviço e com os clientes, mas é importante entender sobre boas práticas para desenvolver um planejamento eficiente e que dê resultados reais.

Adote um software que o auxilie

A tecnologia é uma grande aliada em qualquer ramo do mercado, e no jurídico isso não seria diferente.

Como o contencioso de massa lida com um imenso volume de processos, é comum que os sócios e advogados percam muito tempo de trabalho fazendo a checagem dos prazos e do teor das ações.

Adotar uma plataforma de auxílio é interessante para automatizar as atividades: por meio dela, o controle no dia a dia é simplificado e você poderá fazer um acompanhamento mais preciso e com menos chances de erro.

Considere o BI

O Business Intelligence em escritórios tem se tornado referência na prática de coleta, análise e monitoramento de informações, oferecendo um suporte completo para gerir negócios.

Sua função habitual em uma gestão de contencioso de massa é gerar relatório de análises de previsão e desempenho.

Assim, é possível que o gestor, com base no feedback extraído, possa ter uma tomada de decisões mais estratégica no mercado, seja para fazer a manutenção de clientes, entender os problemas dentro do escritório e acompanhar os processos.

Imagine um relatório apontando que determinado setor do seu escritório teve uma queda de produtividade por determinados fatores: você, ciente disso, poderá agir diretamente para resolver os problemas do negócio. Isso poupa tempo, permite que você aja com precisão e ajuda no monitoramento geral das atividades.

Integre os setores

Qualquer negócio de sucesso requer que os setores se comuniquem da melhor forma. Muitas vezes, problemas podem ser resolvidos de maneira simples, mas a burocracia interna pode atrasar o fluxo de trabalho.

Invista em integração, alie o TI às demais áreas do escritório. Já mostramos como a informatização pode funcionar positivamente, então, fazer com que a Tecnologia da Informação esteja presente, mesmo que indiretamente, no dia a dia da sua equipe é uma boa saída.

Assim, além da garantia de segurança dos seus dados, é possível que haja um monitoramento contínuo das atividades para fazer uma otimização em favor do seu negócio. Isso garante maior produtividade e melhor emprego do tempo, permitindo atender as expectativas do cliente da melhor maneira!

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Edison Fernandes

Edison Fernandes – Sócio Especialista em TI e Processos de Negócios

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