5 dicas para reter talentos no escritório de advocacia

5 dicas para reter talentos no escritório de advocacia
Eliane Girão
Escrito por

Se não é tão simples encontrar talentos na área advocatícia hoje em dia, imagine conservá-los por um longo tempo em seu escritório? Há muitas coisas a avaliar no profissional: sua vontade de aprender, seu poder de disciplina, a capacidade dentro da especialização escolhida, o jogo de cintura e mais e mais habilidades. Manter a nata dos advogados em seu escritório pode ser a diferença entre entregar um excelente serviço para seus clientes e ter falta de êxito no mercado jurídico. Que tal ver algumas boas dicas para reter o capital humano de alta qualidade que você já conseguiu contratar para seu escritório?

Apoie o treinamento dos advogados

Às vezes, um profissional é esforçado, mas não teve ainda suas capacidades mais afloradas, por falta de incentivo ou reforço do líder do grupo para o qual trabalha. Ajude seus colaboradores a aprender novas habilidades, prepare uma realidade de expansão intelectual que possa ser escalada: invista no capital humano que você tem em mãos. É uma ideia errada pensar que se você investir demais o advogado poderá ficar tão bom que vá desfalcar o time. A produtividade e a valorização que os colaboradores sentem podem ampliar tanto, que eles também se sentirão mais satisfeitos em trabalhar no escritório.

Proporcione planos de crescimento profissional

É essencial que o escritório tenha um plano de carreira para o advogado. Crescer internamente é um dos principais fatores de estímulo para o advogado, para que ele não vá sentir a real necessidade de buscar novas entrevistas em outras empresas ou negócios jurídicos. Se, com o tempo, o profissional for recebendo novas responsabilidades e atividades, subindo de cargos e ganhando um pouco mais, provavelmente vai se sentir mais aplicado na ideia de prosseguir na carreira dentro de onde já trabalha e conhece. As questões salariais e as possibilidades para o crescimento devem estar bastante claras para os advogados.

Elogie na hora certa e ofereça feedbacks constantes

Sobretudo os advogados em início de carreira procuram saber se estão fazendo tudo certo, já que estão mais inseguros e aprendendo muitas coisas. É importante não só oferecer a eles feedback regular, mas também reforçar seus acertos com elogios pontuais e bem colocados. As pessoas gostam que o superior hierárquico saiba reconhecer seu trabalho duro de vem em quando. Suas análises devem ser consistentes, sempre tendo em mente o melhor desenvolvimento do trabalho e a melhoria da pessoa como profissional.

Comemore as conquistas da banca

Os advogados conseguiram bater metas? Houve a conquista de um cliente muito importante? O escritório ganhou um processo muito complicado? Comemore. Faça um almoço, elabore um encontro comemorativo fora do escritório ou pense em outras celebrações do tipo. Isso será importante não só para criar mais vínculos entre os colaboradores, o que ajuda na retenção de talentos e na criação de um ambiente de trabalho mais harmônico; mas também a gerar mais contentamento por trabalhar em um lugar que valoriza tais aspectos humanos.

Considere modelos inovadores de gestão

Mantenha o seu local de trabalho como algo positivo para seus colaboradores, certificando-se de que eles saibam o que estão fazendo, mas sem tantas formalidades ou pressões. A gestão do escritório pode funcionar melhor se houver uma cultura de relacionamento mais horizontal e participativa, com abertura para ampla comunicação e sugestões.

E então, como você tem mantido os talentos em seu escritório? Escreva suas opiniões e experiências nos comentários! E se você quiser outras dicas como essas, assine nossa newsletter!

Compartilhar

Eliane Girão

Eliane Girão – Sócia Fundadora Especialista em Marketing de Relacionamento

Deixe uma resposta