Como aumentar a produtividade do advogado e do escritório?

Como aumentar a produtividade do advogado e do escritório?
Katia Wilchinsci
Escrito por

Descobrir como aumentar a produtividade é o desejo de todo advogado. Afinal, o dia a dia da profissão é bastante corrido, entre audiências, visitas a clientes, organização e coleta de dados para processos e outras atividades corriqueiras desse tipo de profissional. Se você se identificou com a descrição e não sabe mais o que fazer para melhorar a gestão do tempo no seu escritório, não se preocupe.

Nós listamos 5 dicas para ajudar você a aumentar a sua produtividade e também do seu escritório. Confira!

Faça listas diárias do que deve ser feito

Como você tem muitas atividades para fazer, deve ter uma lista para não se perder e nem deixar nada no esquecimento. O ideal é sempre fazer a lista no fim do dia, listando as atividades que deverão ser cumpridas no dia seguinte. No caso de você ter uma secretária no seu escritório, pode pedir para que ela faça essa lista diariamente para você, mantendo a sua agenda sempre organizada.

Tenha uma boa equipe

Ter uma equipe engajada e motivada é essencial para o bom andamento de qualquer empresa e, nos escritórios de advocacia não é diferente. Procure sempre promover atividades motivacionais e valorizar os seus funcionários, desse modo eles serão mais proativos e a produtividade do escritório como um todo irá melhorar.

Os seus funcionários também precisam ser qualificados na área para que consigam realizar as atividades com maestria e sem muitas dúvidas. Uma ideia interessante, por exemplo, é contratar um(a) estudante de direito como secretário(a), assim ele(a) terá noção das suas atividades e poderá ajudá-lo.

Faça da tecnologia uma aliada

É comum e natural que nos esqueçamos de realizar alguma atividade ou deixar passar algum detalhe importante de algo que deve ser feito, por exemplo. Por isso, você deve fazer da tecnologia uma forte aliada, utilizando de ferramentas da web como agendas virtuais, para manter a sua rotina sempre organizada.

Hoje em dia existem muitos softwares e aplicativos, pagos ou gratuitos, que podem aumentar a produtividade, bem como ajudá-lo na gestão do seu escritório.

Faça pequenas pausas durante o dia

Pode não parecer, mas as pequenas pausas durante o dia contribuem para a produtividade das pessoas. Tire alguns minutos durante a manhã ou a tarde para fazer algo que lhe de prazer como realizar uma atividade física, estudar, ler um livro, etc.

Esses pequenos momentos fazem com que nossa mente fique descansada e relaxada, permitindo assim que as demais atividades sejam feitas com mais intensidade e com menor probabilidade de erros.

Invista em consultoria especializada

Se você tem pouca experiência com administração de empresas e processos internos de uma organização, pode contar com uma consultoria especializada para essa área no seu escritório de advocacia. Dessa forma, você deixará de se preocupar com atividades administrativas para fazer aquilo que você realmente se preparou, que é advogar.

Seguindo essas cinco dicas simples de como aumentar a produtividade em um escritório de advocacia, provavelmente você irá conseguir ganhar bastante tempo e se dedicar mais intensamente a sua atividade. Caso você tenha ficado com alguma dúvida, utilize nosso espaço para fazer seu comentário.

Compartilhar

Katia Wilchinsci

Kátia Wilchinsci - Sócia Advogada especialista em Mapeamento de Processos de Negócios

Deixe uma resposta