Veja como a robotização está cada vez mais presente nos escritórios de advocacia

Veja como a robotização está cada vez mais presente nos escritórios de advocacia
Edison Fernandes
Escrito por

A tecnologia e a vida humana não podem ser separadas — a sociedade tem uma dependência cíclica da tecnologia. Usamos ela em nosso cotidiano e nossas necessidades e demandas de tecnologia continuam aumentando. Utilizamos recursos tecnológicos para nos comunicarmos, aprendermos e trabalharmos nos mais diversos tipos de negócios.

E na área jurídica o cenário não é diferente. O grande número de processos exige um número igualmente grande de profissionais habilitados para tratá-los. Mas, graças aos avanços tecnológicos e à robotização da advocacia, esse cenário tem melhorado.

Neste artigo, vamos apresentar como o cenário jurídico vem sendo afetado positivamente com o crescimento da robotização de atividades. Confira!

Como a tecnologia vem afetando os escritórios de direito?

A cada dia, mais escritórios investem em sistemas que auxiliem na gestão, automatizem processos e tragam maior praticidade para as atividades jurídicas de rotina. Alguns sistemas eliminam por completo a atuação humana em determinadas atividades.

Robôs têm sido desenvolvidos para acelerar procedimentos mais complexos. Uma técnica de inteligência artificial chamada processamento de linguagem natural provou ser útil na digitalização e na previsão de quais documentos serão relevantes para um caso, por exemplo.

Contudo, é seguro dizer que outras tarefas de advogados, como aconselhar os clientes, a redação de esclarecimentos legais e a negociação e comparecimento em juízo parecem além do alcance da informatização.

A tecnologia desdobrará os aspectos do trabalho legal durante a próxima década ou duas, em vez de o próximo ano ou dois, dizem especialistas legais. Os advogados passarão seu tempo no trabalho nos altos níveis da escada da tarefa legal. Outros serviços jurídicos serão realizados por não-advogados robóticos.

Quais as vantagens da robotização em escritórios de advocacia?

Aumento da produtividade e rentabilidade

Fluxos de trabalho automatizados e formulários digitais liberam recursos para completar tarefas mais faturáveis ​​dentro do mesmo período anterior e efetivá-los com maior precisão.

Adoção de processos eficientes

As plataformas empresariais podem oferecer processos aprimorados para o setor jurídico, que podem ser mais personalizados às necessidades exclusivas de sua empresa.

Alinhamento dos dados corporativos em todos os sistemas a partir de uma única fonte

Um ponto de acesso central para informações, independentemente de qual sistema ele possa ser armazenado, pode tornar muito mais fácil para os funcionários localizar, gerenciar, compartilhar e reportar o caso.

Algumas plataformas adotam automaticamente os parâmetros de segurança dos sistemas subjacentes, garantindo que os dados permaneçam seguros e em conformidade com as políticas da empresa.

Melhoria da satisfação do cliente com uma prestação de serviços mais responsiva e confiável

Soluções que fornecem recursos móveis que permitem aos usuários revisar e aprovar informações dentro de seu e-mail, em qualquer dispositivo móvel ou tablet, facilitam a continuidade dos fluxos de trabalho.

Isso nunca foi tão importante no momento em que os clientes têm acesso a uma conectividade sofisticada em todas as outras áreas da vida e esperam que as empresas com as quais trabalham estejam tão conectadas.

Como trazer a robotização para seu escritório?

Reúna informações internamente para identificar os recursos que você precisa. Avalie os processos em sua empresa que não exigem visão jurídica. Pense na entrada de clientes, arquivamento, coleta de assinaturas, envio de correspondência e todas as outras tarefas administrativas.

Liste todos os pequenos passos e você perceberá que cada tarefa requer muitas etapas. Fale com a sua equipe. Pergunte-lhes quais são os gargalos típicos, quais tarefas muitas vezes precisam ser refeitas e quais as condições que levam a erros.

Discuta seus planos com uma empresa de desenvolvimento de software. Conheça uma empresa respeitável com a qual você se sentirá confortável trabalhando no longo prazo. Melhorar o seu sistema será um processo sem fim. Obtenha uma cotação e esteja preparado para priorizar seus recursos e mapear uma linha de tempo razoável para completar a versão inicial.

Crie um orçamento de desenvolvimento e planeje financiar esse orçamento. Financiar sua plataforma tecnológica pode parecer a peça mais assustadora do quebra-cabeça. Basta começar de forma pequena e dedicar uma certa quantia de dinheiro a cada seis meses ou todos os anos.

E então, está pronto para adotar a robotização em seu escritório de advocacia? Gostou do artigo? Então não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais!

Compartilhar

Edison Fernandes

Edison Fernandes – Sócio Especialista em TI e Processos de Negócios

Deixe uma resposta